Resenha Crítica : A Esperança Parte 1 • Jogos Vorazes

Oi oi meninas e meninos,tudo bom?

Para início de história,quem vive em outro planeta e não conhece a saga:

Sinopse:

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.

Tenho orgulho de dizer que fui uma das primeiras pessoas a assistir o trailer no youtube,ainda legendado poucos minutos depois da produtora oficial ter postado.Eeeee depois de toda aquela contagem regressiva onde diminuíam cada dia para o lançamento do filme,AQUI ESTÁ!Pra falar a verdade eu nem acreditava que estava lá sentada no cinema,em plena quinta-feira com tanta pouca gente no cinema e que este dia tinha realmente chegado.Parece que foi ontem que lançaram Em Chamas e todo mundo se apaixonou de como a saga tinha melhorado em todos os aspectos tanto cinematográfico quanto de história mesmo.

16377_994447810571870_1285150696668000161_n1

Começando a falar pela história eu estava quase ”voando” ali no meio pois não li os livros e,para falar a verdade perco um pouco de interesse depois de assistir aos filmes,embora eu já soubesse mais ou menos algumas coisas que iriam acontecer devido a um post que vi na Wikipedia há algum tempo atrás HAHA mas nada muito comprometedor para fazer perder a graça (acho que nem assim para um filme desses ser aceito dessa forma por mim).E como não fica extremamente curioso querendo saber o que iria acontecer depois desses rápidos minutos finais?

JenniferLawrence_EmChamas

O cenário está incrível,cinematografia nem se fala.Um ponto que notei muito foi a câmera tremida,técnica utilizada para dar mais realidade na visualização do espectador (sem auxílio de tripé) e que funcionou muito bem.O elenco admitiu que muita coisa foi feita sem computação gráfica,o que exigiu muita competência tanto da parte técnica quanto dos próprios atores.O cenário de escombros foi gravado em Berlim (Alemanha) e as pessoas na rua realmente pensavam que estavam demolindo tudo (fonte : Uol).A trilha sonora está impecável.Com a ação nos momentos certos e o mudo que amamos quando necessário.

A tecnologia futurística do filme está mais camuflada,já que estão em 90% do filme,nos distritos mas mesmo assim pode ser notada com um pouco mais de olhar crítico.

jogos-vorazes-590

Acreditem,já vi nos cinemas pela internet dizendo que o gênero dele era de FAROESTE e suspense.Esse último nem tanto,vai?Mas faroeste foi ruim,viu?O filme é bem tenso em vários momentos,difícil escolher qual foi mais.O drama está totalmente presente aqui juntamente com a revolução e suas consequências.A atuação dos atores que interpretam os personagens da Katniss,Snow e Peeta,nessa ordem,estão maravilhosas.Sem mais!BUT o ator Liam Hemsworth (Gale) pôde mostrar muito mais a sua capacidade com atuação com um personagem mais sensível.

Fiquei sabendo da morte do Philip ontem e tomei mega susto.Sabendo disso,fiquei triste logo que o vi e sempre que estava em cena lá estavam meus olhos encaminhados em sua direção.Aproveitou muito bem o tempo que ainda participava do filme.E para quem quer saber,ele faleceu uma semana antes do fim das filmagens,em fevereiro,Nova York e depois disso ele quase não participou do filme,quero dizer,fizeram um belo jogo de luz,câmera e voz mudando ângulos de cenas e colocando-o lá como se realmente estivesse.Deu para enganar bem!Se eu não soubesse nem tinha prestado atenção.É o que a tecnologia nos traz.

images

Todos os diálogos são precisos e com sua importância.Eu já tinha visto uma resenha de um crítico de cinema ontem então eu já preparei a mim e minha mãe de que o filme seria mais dramático,parado e com menos ação que os dois primeiros mas não menos importante ou pior.Foi uma bela ”transição” dos jogos de arena para a revolução total.E o final?Aaah,o final…Todos enlouquecidos para que chegue logo o momento da guerra!Meu coração se partiu por inteiro quando vi o estado do  Peeta e os outros que foram pra capital ou mesmo nas cenas do Distrito 8.O que foi aquilo,minha gente?Socorro!Aflição total nessas ocasiões D:

Os momentos de ação e tensão são muito bem construídos aqui e acabam compensando a falta deles em um filme mais parado que os primeiros.Nessas cenas,realmente o filme consegue nos transferir todo aquele sentimento de OMG o que vai acontecer?Ou de você fica se mexendo na cadeira do cinema agoniada para passar logo o perigo que é totalmente real e graficamente perfeito.

Momento cômico : ”My sister stays with the cat” – ”Minha irmã fica com o gato” AHAHA eu teria feito a mesma coisa salvando a @DalilaMakes e o Sansão no meio do caos.Tô do teu lado Prim !

E a frase que fica é : If we burn,you burn with us !

7c551a9d4d67a431d62f0fad56536f73_jpg_290x478_upscale_q90

Com certeza mais que uma distração em família,principalmente para quem já assistiu os outros dois.Que venha o último tordo!

Sempre responderei comentários e perguntas.Fiquem com Deus!
Deixe um comentário

